
Divulgação

Globo de Ouro
O Golden Globe Awards é uma premiação criada em outubro de 1943 por oito jornalistas estrangeiros que trabalhavam em Los Angeles durante a Segunda Guerra Mundial. Originalmente, a premiação elegia apenas os melhores no cinema, mas desde 1956, foi aberto espaço também para as produções televisivas.
Desde 1946, o prêmio entregue aos ganhadores é uma estátua de uma musa segurando um globo envolto em tiras de película. Em 1950, os jornalistas decidiram homenagear o diretor Cecil B. DeMille por sua grande contribuição para a indústria cinematográfica. Desde então e até hoje, esse prêmio leva o nome do diretor.
Entre 1958 e 1963, a premiação era televisionada somente em Los Angeles. Em 1964, o evento foi transmitido para todo o país como parte do The Andy Williams Show.
Como o Golden Globe Awards foi fundado por jornalistas, eram eles que entregavam os prêmios até 1958. Nesse mesmo ano, Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Junior invadiram o palco com seus cigarros e copos de uísque, surpreendendo e divertindo os convidados e espectadores. A partir do ano seguinte, os prêmios foram apresentados por astros de Hollywood.
O prêmio é conhecido também por antecipar o Oscar e, geralmente, é uma prévia do que poderá acontecer no mês seguinte nos Academy Awards. Ainda assim, a atriz Rosalind Russel ganhou os cinco Golden Globes para os quais foi indicada ao longo de sua carreira, mas nunca ganhou um Oscar. Jack Nicholson é a pessoa mais premiada pela associação, com seis prêmios. Jack Lemmon, por sua vez, foi o mais indicado a prêmios, com 22 indicações.
Os produtores de Z recusaram o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1970 por quererem que o filme concorresse na categoria de Melhor Filme. Marlon Brando recusou seu Globo de Ouro em 1973 por O Poderoso Chefão para protestar contra o imperialismo e racismo norteamericano.
O único filme a receber os cinco prêmios principais (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro) foi Um Estranho no Ninho, em 1975.