
Festival de Inverno da UFMG
Consagrado como um dos mais tradicionais festivais universitários do Brasil, o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chegou ao número de 41 edições em 2009. A festa nasceu em 1967, por iniciativa dos professores da escola de Belas Artes.
Dentre as atividades realizadas durante a festa, estão diversos cursos e oficinas de diversas áreas da cultura. Além de promover a arte ao povo, colocando artistas em contato com seu público. O Festival de Inverno abrigou, desde o nascimento, grupos conceituados como Galpão, Uakti e Giramundo. Os idealizadores da proposta foras os professores Haroldo Matos, da Escola de Belas-Artes da UFMG, e Berenice Menegale e Maria Clara Dias Paes, da Fundação de Educação Artística.
Festival Viajante: De 1967, ano da primeira edição e de forte repressão política, censura e perseguição das artes no Brasil, até 1979, a cidade de Ouro Preto acolheu o Festival. No ano seguinte o evento não foi realizado, e suas edições seguintes ocorreram na cidade de Diamantina. Em 1984, devido a uma greve geral na UFMG, o Festival deixou de acontecer. Diamantina voltou a sediá-lo em 1985, mas em 1986 e 1987, a cidade de São João del-Rei foi o cenário do evento. Já com um caráter itinerante, a 20ª edição do Festival, em 1988, aconteceu em Poços de Caldas.
Entre 1989 a 1992, foi a vez de Belo Horizonte acolher o evento. Mas o retorno a Ouro Preto ocorreu logo em seguida, em 1993. Nessa cidade, permaneceu até 1999. Um ano depois transferiu-se para Diamantina. Aonde ainda está sediado o festival. A edição de 2009 aconteceu entre os dias 19 a 30 de julho.
Além do caráter multi-cultural, o festival também traz aos encontros palestras que trazem à tona reflexões sobre os rumos dos Festivais Universitários de arte e cultura. Isso faz com que o Festival de Inverno da UFMG tente sempre adaptar seus padrões para abandonar os modelos antigos e trazer a arte a uma linguagem que esteja cada vez mais próxima do público, sem cair no simples entretenimento
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados