Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto


O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto começou em 1696, como o 1º Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto (a cidade é localizada no interior de São Paulo) quando Dinorah do Valle, Humberto Sinibaldi Neto, José Eduardo Vendramini, Fábio Marques dos Santos, José Reinaldo Barbosa, Raildo Viana, Antônio Clineu Silva e Ricardo Albuquerque idealizaram e promoveram o evento. Três anos depois, a prefeitura assume a organização e o festival acontece no teatro municipal ainda inacabado.

Em 1982, após um intervalo de 10 anos, o evento volta, no teatro já pronto. No ano de 1986. ele deixa de ser realizado unicamente no teatro municipal e passa a ocupar outros espaços da cidade (ruas, praças e outros espaços cênicos), como é realizado nos dias de hoje.

E em 2001 o Festival tornou-se Internacional e não-competitivo. Realizado sempre no mês de julho, o FIT SJRP, traz diversos espetáculos nacionais e internacionais durante os quinze dias que se realiza o festival.

O festival tem como princípio mostrar que o eixo cultural brasileiro não é apenas SP-Rio, desta forma, coloca em contato a produção e as companhias de diferentes locais do Brasil, ajudando a incluir o país numa agenda internacional, além, de propor reflexões sobre o exercício do teatro.

Como comemoração aos 40 anos e a nove edições, em 2009, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto trouxe mais de cem apresentações- 21 companhias nacionais, 8 internacionais e 10 da própria cidade-, entre elas, Rainha (s), um diálogo autoral com Mary Stuart, de Schiller, dirigida por Cibele Forjaz; e Inveja dos Anjos, montagem de forte impacto visual da Cia. Armazém.
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z