
Inverno Cultural
O Inverno Cultural é um programa de extensão que a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza desde 1988, através de oficinas, exposições, shows e seminários. O evento tem sido sinônimo de revitalização, promoção e incentivo às variadas formas de manifestações artístico-culturais, tornando-se, desde os primeiros anos, referência para o campo da cultura em geral.
Mantendo seu formato original, o Inverno Cultural adquiriu, a partir de sua 18ª edição, nova dimensão: realização de atividades em 21 municípios da Trilha dos Inconfidentes da Estrada Real e visibilidade em âmbito nacional, tanto em mídia impressa quanto áudio-visual. Além disso, passou a eleger a cada ano uma personalidade ou obra a ser homenageada.
O objetivo do projeto é oferecer mecanismos que propiciem a formação e o aprimoramento artístico e cultural da comunidade, especialmente das classes menos assistidas, como forma de geração de trabalho e renda, sensibilizando novos públicos para a produção e o consumo da cultura, através da criação e consolidação de espaços de formação, reflexão e entretenimento.
O festival chegou a sua 22ª edição entre os dias 11 e 19 de julho de 2009. O grande homenageado da festa foi o ator mineiro de Uberlândia, Sebastião Bernardes de Sousa Prata, o Grande Otelo. Ele representou papéis trágicos e cômicos, compôs músicas com parceiros famosos como Herivelto Martins e Blecaute, cantou e dançou para os mais diversos públicos, no teatro, nos cassinos, no cinema e na televisão. Sentia tanto orgulho em ser sambista quanto em ser artista de cinema.
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados