
Divulgação

Asdrúbal Trouxe o Trombone
Asdrúbal Trouxe o Trombone foi formado sob influência do grupo britânico Monty Python, e trazido para Brasil por Regina Casé e Hamilton Vaz Pereira, no ano de 1972, quando eles formaram um grupo de teatro que revelou uma geração de jovens talentos, que marcou a dramaturgia brasileira, pelo jeito de fazer comédia.
O grupo é definido como o desconstrução da dramaturgia, interpretação despojado e com criação criativa. No Rio de Janeiro, até o início dos anos 80, eles tiveram muitos seguidores. Entre eles, a Companhia Tragicômica Jaz-o-
Coração, Banduendes Por Acaso Estrelados, Beijo na Boca e Diz-Ritmia.
A estreia, em 1974, chamou a atenção com o espetáculo O Inspetor Geral, de Nikolai Gogol. O destaque foi para o diretor Hamilton Vaz Pereira e para os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães.
No ano seguinte, 1975, o grupo levou ao público a encenação Ubu Rei, de Alfred Jarry, onde os atores vestidos de palhaço, com figurinos coloridos e maquiagem desenhada, falavam a língua circense, posteriormente retomada por eles.
Após muitas releituras, os integrantes de Asdrúbal Trouxe o Trombone seguiram um caminho de criação coletiva. Em 1977, veio Trate-me Leão, que influenciou uma grande parte de jovens atores.
Com as improvisações, o grupo criou uma linguagem através da prática desenvolvida no processo. Para eles, o ator era o eixo da criação e o diretor consiste selecionar sequência e costurar os fragmentos produzidos. Não exige nenhum tipo de virtuosismo, pelo contrário, o ator não deve cantar, mas cantarolar.
Todos os integrantes que passaram pelo Asdrúbal Trouxe o Trombone estavam ali pelo o que eram - critérios de bom ou ruim não entravam em questão.
Alguns atores famosos nos dia de hoje já passaram pelo grupo. São eles: Patrícia Pillar, Evandro Mesquita, Patrícia Travassos e Nina de Pádua.
Espetáculos:
1974 - O Inspetor Geral
1975 - Ubu Rei
1977 - Trate-me Leão
1980 - Aquela Coisa Toda
1983 - A Fada da Terra
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados