
Divulgação

Cia Baiana de Patifaria
Cia Baiana de Patifaria, grupo teatral de comédia, sediado em Salvador, foi fundado no verão de 1987, pelos atores Moacir Moreno e Lelo Filho. Em forma amadora, procuraram ocupar espaço no cenário artístico da capital baiana.
Em 4 de julho do ano da fundação, estreou sua primeira montagem - Abafabanca -, que ficou quase um ano em cartaz.
Já em novembro de 1988, chegava ao Teatro Castro Alves, em Salvador, a segunda montagem do grupo, com direção de Fernando Guerreiro: A Bofetada, que promoveu uma mudança radical no comportamento do público da cidade, atingindo a marca de mais de 500 mil espectadores em 47 cidades do Brasil. Em várias temporadas (1988 a 1994/ 1999 a 2000/ 2003 a 2005 e 2007), o espetáculo teve diferentes formações em seu elenco, que incluiu nomes como Lelo Filho, Moacir Moreno, Frank Menezes, Ricardo Castro, Fernando Marinho, Diogo Lopes Filho, Igor Epifânio, Ricardo Fagundes, os paulistas Geraldo Jr. e Wilson de Santos e, atualmente, o núcleo que está em cartaz comemorando os 18 anos da montagem é Jarbas Oliver, Nilson Rocha, Bubba de Campos e Lelo Filho, que passou a assumir a direção da peça.
Os “patifes” deram início aos trabalhos para a terceira montagem em 1997. Os atores Moacir Moreno e Lelo Filho, que desde 1992, tinham como colega de cena em A Bofetada o ator Wilson de Santos, receberam dele uma sugestão para o novo texto a ser encenado: Noviças Rebeldes. Wilson havia visto a montagem, dirigida por Wolf Maya, com elenco feminino de estrelas da TV, e sempre desejou montá-la.
Após várias sessões de leitura da peça, faltavam-lhes os direitos autorais da adaptação de Flávio Marinho para o texto Nunsense, do americano Dan Goggin. O diretor de novelas da Rede Globo e de musicais famosos Wolf Maya foi sondado para a liberação do texto, já que detinha os direitos no Brasil. Tendo assistido ao espetáculo A Bofetada, no Teatro Ipanema, anos antes, Wolf decidiu dirigir a adaptação dos “patifes” com as seguintes condições: a de que os atores se preparassem tecnicamente para a empreitada e que a produção estivesse à altura de um musical da Broadway.
Após a perda trágica de um dos seus fundadores, o ator Moacir Moreno, durante o período de ensaios, a Cia Baiana de Patifaria passou por uma transformação interna com novo registro comercial: Teatro de Comédia Produções Artísticas, sendo dirigida, a partir daquele momento, por Lelo Filho.
Após exaustivos cinco meses de preparo, entre aulas de canto, sapateado, balé clássico, coreografias e texto, Noviças Rebeldes renovou o humor do grupo através da comédia musical e apresentou ao público dois novos “patifes”, os atores Diogo Lopes Filho e Beto Mettig.
O espetáculo estreou em janeiro de 1995 e permaneceu em cartaz em Salvador por um ano inteiro e viajando, nos três anos seguintes, por mais de 25 cidades do Brasil. Em novembro de 1997, o espetáculo foi apresentado durante duas semanas no St Clement Theatre, na Rua 46, circuito off Broadway, em Nova York.
Depois, nos anos de 2001 e 2004, o grupo estreou mais duas montagens A Vaca Lelé e Capitães da Areia, respectivamente.
Espetáculos:
1987 - Abafabanca
1988 - A Bofetada
1994 - As Noviças Rebeldes
1997 - 3 em 1, O Espetáculo
2001 - A Vaca Lelé
2004 - Capitães de Areia
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados