
Divulgação

Cia. Cênica Nau de Ícaros
A intenção da Cia. Cênica Nau de Ícaros é pesquisar uma linguagem cênica que alia circo, música, vídeo, teatro e performance em interação com a arte popular brasileira através de criação de espetáculos, realização de eventos e um projeto de formação em técnicas circenses.
A partir da montagem de Nau de Ícaros, dirigido por Sérgio Coelho, em 1993, nasceu o grupo entre os alunos do Circo Escola Picadeiro.
No seu repertório traz espetáculos de naturezas diversas que podem ser encenados tanto em espaços não convencionais (parques, ruas e quadras esportivas) quanto em locais fechados (ginásios, teatros, empresas, etc).
Alternando momentos teatrais com números circenses, proporcionamos situações de entretenimento e diversão para programações especiais, lançamentos, festas, promoções; adaptando o intuito da atividade às idéias da Cia, o que torna diferenciado cada evento por nós realizado.
Em 1994, estreia a peça Sob o Céu, criado pelo Marco Vettore. No ano seguinte, junto com os Parlapatões, Patifes & Paspalhões realizam o espetáculo de rua Zerói, texto e direção de Hugo Possolo, no Sesc Ipiranga, em São Paulo. No mesmo ano, são convidados para participar da ópera Pescadores de Pérolas, no Teatro Municipal da capital paulista, com a encenação de Naum Alves de Souza.
Dois anos depois, em 1997, lançaram a peça O Pallácio não Acorda, também roteirizada por Naum, com direção de Leopoldo Pacheco, levando 5 Prêmios Mambembe (Ator Coadjuvante, Direção, Texto, Melhor Espetáculo e Categoria Especial - Técnicas Circenses), 2 Coca-Cola (Figurino e Iluminação) e 2 APCA (Ator e Cenário).
Em 1998, após a parceria com o Bloco do Baque Bolado (grupo de artistas percussionistas ligados à pesquisa da vasta cultura brasileira) surgiu o espetáculo Quase Uma..., com direção de Marco Vettore. A peça pôde ser encarada como o resultado da soma do Circo, Música e Vídeo, sendo trabalhado e divulgado pela Cia. Nau de Ícaros, no 12º Festival de Inverno de São João Del Rey, 7ª Mostra de Teatro do Monte Azul, 1º Festival Sesc do Novo Circo, além de uma temporada no espaço cultural A CASA e no próprio galpão da Companhia.
Com toda a diversidade conquistada com o passar dos anos, a Cia. Nau de Ícaros, atualmente, é composta por profissionais destas diversas áreas, desenvolvendo uma linguagem própria aliada também aos conhecimentos da arquitetura e engenharia e mantendo um espaço de investigação e difusão de uma linguagem artística autêntica que recria nos espaços urbanos os ritos das festas e autos populares brasileiros.
Entre seus fundadores e integrantes constam Marco Vettore, Álvaro Barcellos, Beatriz Evrard, Celso Reeks, Erica Rodrigues e Leca Doretto.
Espetáculos:
1993 - Nau de Ícaros
1994 - Sob o Céu
1995 - Zerói
1997 - O Pallácio não Acorda
1998 - Quase Uma...
1999 - O Casamento de Lina
2000 - O CirCo/ NauHumoricos
2001 - AnimaAção
2002 - E agora...
2003 - Fronteiras
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados