
Divulgação

Cia. São Jorge de Variedades
Cia. São Jorge de Variedades é um projeto coletivo criado por integrantes da Escola de Arte Dramática - EAD e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, em 1998.
No mesmo ano da criação, estrearam o espetáculo Pedro o Cru, uma montagem amadora do poema dramático do escritor português António Patrício, cuja a intenção é refletir sobre a herança do romantismo e da melancolia lusitanos.
O grupo visa estabelecer, por meio de investigações permanentes, um processo de lapidação da cena bruta, se utilizando de artifícios e procedimentos simples e artesanais. A base estética da companhia se apóia manifestações ritualísticas de canto e dança, mantendo como referência paralela as religiões afro-brasileiras. A dramaturgia tem como tema principal a discussão de questões éticas inerentes à diversidade e os paradoxos da cultura brasileira, desde sua formação, da colonização à contemporaneidade.
A companhia foi contemplada pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro, em 2002, e produz, desde 2003, o fanzine, São Jorges - canal de interlocução de uma geração que deve ser estimulada a contracenar com a cidade de outra maneira.
Espetáculos:
1998 - Pedro, o Cru
1999 - Um Credor da Fazenda Nacional
2001 - Biedermann e Os Incendiários
2002 - As Bastianas
2006 - Pedro, o Cru
2007 - O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado
2009 - Quem Não Sabe Mais Quem É, O Que É E Onde Está, Precisa Se Mexer
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados