
Divulgação

Cia. Truks
Cia. Truks - Teatro de Bonecos é uma companhia teatral brasileira criada, em 1990, na cidade de São Paulo, e que trabalha com a animação de bonecos inspirados no Bunraku, tradicional gênero teatral do Japão.
Desde a sua criação, o grupo apresenta seus espetáculos em escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais de Teatro e Teatro de Animação fora do país.
A técnica, portanto, cria um contato direto das mãos do ator sobre o boneco, o que se convencionou chamar de manipulação direta. Diferente da experiência ocidental, que teve como técnicas mais difundidas os bonecos de fios, varas ou luvas, movimentados por atores ocultos atrás de rotundas pretas de madeira ou pano, a chamada Caixa Preta.
No quesito prêmios, o grupo já acumulou muitos durante a sua carreira. O primeiro veio, em 1994, quando ganhou o Troféu Mambembe do Ministério da Cultura, na categoria Especial com a peça Truks: a Bruxinha. Com o projeto Cidade Azul, foram 6 prêmios, entre eles, Melhor Espetáculo do Ano, Melhor Direção e Melhor Texto, em 1997, no Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem. Dois anos depois, vieram mais 2 troféus com a peça O Senhor dos Sonhos, no Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem. Na mesma premiação, em 2002, a Vovô foi eleita a Melhor Cenografia. Em 2006, venceu na categoria de Melhor Espetáculo Jovem pela peça Big Bang no Prêmio Coca Cola Femsa.
Ao mesmo tempo, a companhia ministra cursos e oficinas sobre técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, e, também, de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos para o Teatro de Animação. Às vezes, atua na área publicitária, criando roteiros, bonecos e animações diversas para filmes e eventos afins.
A Cia. Truks - Teatro de Bonecos coordena, atualmente, o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, projeto laureado pela Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal da Cultura, através do Prêmio "Teatro Cidadão" e atualmente contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Lá, a partir de uma programação extensa que envolve a realização de oficinas, palestras, ciclos de debates, apresentações de pesquisas teatrais e um circuito de apresentações de espetáculos adultos e infantis, tem preenchido um importante e inédito espaço na capital paulistana, como verdadeiro espaço de referências para o Teatro de Animação, onde profissionais da área e interessados encontram vasto material para estudo, análise, discussão, apreciação e reflexão sobre este fazer teatral.
Espetáculos:
1991 - Truks: a Bruxinha
1995 - Uma História do Mundo
1997 - Cidade Azul
1999 - O Senhor dos Sonhos
2002 - Vovô
2004 - Zôo-ilógico
2006 - Big Bang
2006 - Gigante
2007 - Isto Não é Um Cachimbo
2008 - E se as Histórias Fossem Diferentes?
Copyright Clickcultural - todos os direitos reservados